HOMENAGEM A NOSSA SÁBIA VOVÓ NANÃ !




CHUVA FORTE CAI DO CÉU
PARA O TEMPO NO MOMENTO
REMEXEU ÁGUA NO MAR
NÃO EXISTE MAIS LAMENTO.

SALUBÁ Ê, SALUBÁ Ê, SENHORA SANTANA ELA É NANÃ BURUQUÊ     -BIZ

ÁGUA VINDO DA NASCENTE
TANTA ALEGRIA NOS TRAZ
COM SUA FORÇA E MAGIA
ELA BROTA LILÁS
SALVA A SENHORA DO POÇO
SALVE NANàBURUQUÊ
SALVE A SENHORA DO POÇO
SALVE NANÃ BURUQUÊ

SALUBÁ Ê, SALUBÁ Ê, SENHORA SANTANA ELA É NANÃ BURUQUÊ     -BIZ

OLHA SEUS FILHOS NA UMBANDA
E NÃO NOS DEIXE SOFRER
UMA LAGRIMA SÓ CORRE
NO ROSTO DE QUEM TEM FÉ

SALUBÁ Ê, SALUBÁ Ê, SENHORA SANTANA ELA É NANÃ BURUQUÊ     -BIZ







Quando visitei Minas Gerais
Mineiro naquele fazenda trabalha de mais
Trabalha de mais, trabalha de mais
Mineiro na fazenda ôôô
Trabalha de mais.


Seu Boiadeiro cade sua boiada ?  - BIZ
Sua boiada ficou lá em Belém
Chapéu de couro ficou lá também
Sem sua boiada eu não sou ninguém  - BIZ








Quem vem lá sou eu
Quem vem lá sou eu
Quem vem lá sou eu
Boiadeiro eu sou
Seu boiadeiro cade sua boiada
Ele é um caboclo muito camarada







Seu Boiadeiro por aqui choveu  - BIZ
Choveu Relampeou, Foi tanta Água que seu boi nadou.









Fui convidado para ir na Angola, numa festa lá
Samba branco, Samba Preto, Samba tudo que chegar ( CAMARADA )
Samba legal camarada
Samba legal camarada
Samba legal camarada
Samba Legal





Boiadeiros

Quem Samba fica, Quem não samba Vai Embora - BIZ
O Toque é para Boiadeiro, Vai começar o Samba de Angola.







COMO SURGIU A UMBANDA !


Em fins de 1908, uma família tradicional de Neves, Rio de Janeiro, foi surpreendida por uma ocorrência que tomou aspecto sobrenatural: O jovem Zélio Fernandino de Morais, que fora acometido de estranha paralisia, que os médicos não conseguiam debelar de alguma forma, certo dia ergueu-se do leito e declarou: "Amanhã estarei curado". No dia seguinte, levantou-se normalmente e começou a andar , como se nada, antes, lhe tivesse tolhido os movimentos. Contava Apenas 17 anos e destinava-se à carreira militar da Marinha. A medicina não soube explicar o que tinha ocorrido. Os tios, que eram padre Católicos, foram colhidos de surpresa e nada esclareceram sobre a misteriosa ocorrência. Um amigo da família sugeriu, então, uma visita à Federação Espírita de Niterói, Presidida por José de Souza, na época. 
No dia 15 de Novembro de 1908, o jovem Zélio foi convidado a participar de uma sessão, e o dirigente dos trabalhos determinou que ele ocupasse um lugar à mesa. Tomado por uma força estranha e superior à sua vontade, contrariando as normas que impediam o afastamento de qualquer dos componentes da mesa, o jovem Zélio levantou-se  e Disse: "Aqui está faltando uma Flor", e retirou-se da sala. Pouco depois, voltou trazendo uma rosa, que depositou no centro da mesa. Essa atitude insólita causou quase um tumulto.
Restabelecida a corrente, manisfetaram-se espíritos que se diziam de pretos escrevos  e de Índios ou Caboclos, em diversos Médiuns. Esses espíritos foram convidados a se retirar pelo presidente dos trabalhos, advertido do seu estado de atraso espiritual.
Foi então que o jovem Zélio foi novamente dominado por uma força estranha, que fez com que ele falasse sem saber oque dizia.(DE ACORDO COM O DEPOIMENTO DE ZÉLIO A REVISTA SELEÇÃO DE UMBANDA, EM 1975).
Zélio ouvia somente a própria voz perguntar o motivo que levava os dirigentes dos trabalhos a não aceitar a comunicação daqueles espíritos e por que eram considerados atrasados se apenas pela diferença de cor ou de classe social que revelaram ter tido na ultima emcarnação.
Seguiu-se um diálogo acalorado e os responsáveis pela mesa procuraram doutrinar e afastar o espírito desconhecido, que estaria encorporado em Zélio e desenvolvia um argumentação segura.
Um dos médiuns videntes perguntou: "Afinal, por que o irmão fala nesses termos pretendendo que essa mesa aceite a manifestação de espíritos que, pelo grau de cultura que tiveram quando encarnados, são claramente atrasados ? Qual é seu nome irmão ?" Respondeu Zélio, ainda tomado pela força misteriosa: " Se julgam atrasados esses espíritos dos pretos e dos índios, devo dizer que amanhã estarei em casa desse aparelho ( o méduin Zélio) para dar início a um culto em que esses pretos e esses índios poderão dar suas mensagens e, assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre os irmãos, encarnados ou desencarnados. E, se quizerem saber o meu nome, que seja este: CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, porque não haverá caminhos fechados para mim." "Julga o irmão que alguém irá assistir ao seu culto ?", perguntou com ironia o médium vidente; ao que o caboclo das sete encruzilhadas respondeu: "Cada colina de Niterói atuará como porta-voz, anunciando o culto que amanhã iniciarei.
Zélio de Morais contou que no dia seguinte, 16 de novembro, ocorreu o seguinte: "Minha família estava apavorada. Eu mesmo não sabia oque se passava comigo. Surpreendia-me haver dialogado com aqueles austeros senhores de cabeça branca, em volta da mesa onde se praticava um trabalho para mim desconhecido. Como poderia, aos 17 anos, organizar um culto? No entanto eu mesmo falara, sem saber oque dizia e porque dizia. Era uma sensação estranha, uma força superior que me impedia a fazer e a dizer o que nem sequer passava pelo meu desconhecidos".
Às 20 horas, manisfestou-se o Caboclo das Sete Encrizilhadas. Declarou que se iniciava, naquele momento, um novo culto em que os espíritos de velhos africanos, que haviam servido como escravos e que, desencarnados, não encontravam campo de ação nos remanecentes das seitas negras, e os índios nativos de nossa terra poderia trabalhar em benefício de seus irmãos encarnados, qualquer que fosse a cor, a raça, o credo e a condição social. A prática da caridade, no sentido do Amor fraterno, seria a característica desse culto, que teria por base o Evangelho de Cristo e, como mestre supremo, Jesus.
Deu, Também, o nome desse movimento que se iniciava; disse primeiro ALLABANDA (um dos presentes assim anotou), mas, considerando que não soava bem a sua vibratória, substituiu-o por AUMBANDA, ou sejua, UMBANDA, palavra de origem sâncrista, que se pode traduzir por " DEUS AOS NOSSO LADO" ou "O LADO DE DEUS".
A casa de trabalhos espirituais, que no momento se fundava, recebeu o nome de Nossa Senhora da Piedade, porque assim como Maria acolheu o Filho nos Braços, também seriam acolhidos, como filhos, todos os que necessitassem de ajuda e de conforto.
"Ditadas as bases do culto, o caboclo passou à parte prática dos trabalhos, curando enfermos. Antes do final da sessão, manifestou-se um Preto-Velho, Pai Antônio, que vinha completar as curas".
Nos dias seguintes, verdadeira romaria se formou na casa de Zélio. Enfermos vinham em busca de cura e ali a encontravam, em nome de JESUS. Médiuns, cujas manisfestações haviam sido consideradas como loucura, deixaram sanatórios e deram provas de suas excelentes qualidades mediúnicas. Estava criada a UMBANDA no Brasil.
Em 1935 estava fundados os sete templos idealizados pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, coroando com êxito o que nos parece ter sido um dos movimentos, entre outros semelhantes e não regristrados, mais importantes da criação da Umbanda no Brasil.
Zélio desencarnou em 1975, aos 84 anos de idade. De seu trabalho resultou a Umbanda de hoje, que abrange cerca de 30 milhões de adeptos, segundo estimativas apresentadas no 2º Festival Mundial de Artes Negras, realizado em Lagos na Nigéria, pelo professor René Ribeiro, da Universidade Federal de Pernanbuco, que demonstrou que a Umbanda era a religião que mais crescia no Brasil. ( O professor Ribeiro baseou-se em dados do IBGE ).